A moda do Forró

Forro

O Forró é um gênero musical brasileiro que tem origem no Nordeste do país; é uma mistura de vários estilos de dança e diferentes batidas musicais. Este estilo rapidamente ganhou popularidade no Brasil e é muito associado às Festas Juninas. O forró é dançado ao som de vários ritmos típicos nordestinos, como o xote, o xaxado, o baião, o coco e a marcha.

De acordo com Luís Cascudo, o nome forró deriva do termo “forrobodó” que significa “grande festa”. já Gilberto Gil tem outra explicação; a palavra derivará da expressão inglês “for all”, que significa “para todos”. Este estilo musical tradicionalmente é tocado em trios; estes trios são compostos por um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é uma sanfona de oito baixos), o zabumbeiro e o tocador de triângulo.

É conhecido e tocado em todo Brasil mas é especialmente popular nas cidades de Caruaru, Campina Grande, Mossoró e Juazeiro do Norte, onde acontecem as maiores Festa de São João do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Teresina e Salvador, as bandas de forró costumam atuar em eventos privados.

O forró é dançado em pares e difere entre o forró nordestino e o forró universitário.

Forró Nordestino

É uma dança executada com mais sensualidade, exigindo uma maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos são a “levantada de perna” e a “testada”.

Forró Universitário

O forró universitário tem mais passos: atrás e ao lado, caminhada, comemoração, giro simples, giro do cavalheiro, oito (costas com costas), giro junto, giro solto ou livre, aviãozinho, giro ninja, quebra de braço, panamericano, manivela, portinha, controle de mão, facão, chanel, banana e repiques, feito com os pés.

Hoje em dia, grande parte das bandas de forró fazem versões dos clássicos da música pop internacional; a banda de rock Raimundos fez sucesso nos anos 90 misturando o forró com o hardcore.