Praia da Vila, Santa Catarina

Com mais de 500 km de litoral, Santa Catarina é um local irresistível para os surfistas. A praia da Vila situa-se no município de Imbituba, em Santa Catarina; é considerada uma das praias mais bonitas deste estado mas a sua fama é devido às suas ondas. Esta praia, conhecida como o canto da Praia, é ladeada pelas ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora. Devido a seu posicionamento, as ondas aí formadas são consideradas perfeitas, chegando a atingir os 4 ou 5 metros. Todo o Brasil e o mundo conhecem a praia da Vila, devido a estas ondas perfeitas.

O surf em Santa Catarina teve início nestas águas e é palco principal do campeonato mundial de surf (WTC) desde 2003; esta praia é a única da América Latina recebendo o campeonato. Durante este período, toda a cidade é contagiada e todos se envolvem, passando esta zona a “respirar” surf. Esta cultura do surf influencia o estilo de vida da cidade e impulsiona o turismo jovem. A Praia da Vila já ajudou a decidir títulos para nomes como Mick Fanning e Kelly Slater.

Além do surf, é possível fazer a observação de baleias-francas (a 20 metros da praia) entre julho e novembro e, na maré baixa, pode se atravessar a pé do continente para a ilha de Santana de Dentro. Para garantir a sustentabilidade desta zona, foi criada a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), uma unidade de conservação federal de uso sustentável que protege a biodiversidade desta costa.

Para quem gosta de caminhadas, os visitantes podem fazer a Trilha Ecológica do Farol. O caminho começa no canto da praia e termina no cimo do monte, onde podem ter uma visão panorâmica da região e visitar o farol de Imbituba.

Em Imbituba podemos ainda visitar as seguintes praias: Praia Vermelha, Praia do Luz, Praia da Ribanceira, Praia D’água, Praia de Itapirubá, Lagoa da Ibiraquera, Porto da Vila, Praia do Porto, Praia da Ibiraquera e Praia do Rosa.